Carregando... Aguarde...

Categorias

Novidades

Cão Cidadão - Qual a importância e como ensinar o comando "Fica"?

Postada em 22/03/2017 às 12:04:10

logo.png


Por Malu Araújo, adestradora da Cão Cidadão.

 

É comum abrir a porta para uma visita entrar e o cachorro da casa sair correndo, ou pular como um maluco em cima das pessoas. Mas, na realidade, em muitos casos, o desejo dos tutores é que eles aguardem a visita entrar.

Bom, esse é só um exemplo da utilidade do comando "Fica". Neste exemplo da porta, é muito importante o cachorrinho aprender que não deve sair de casa sem a coleira e a guia, principalmente para a segurança dele mesmo.

Se a família mora em casa existe um risco alto de acidente: pode passar um carro no momento em que ele escapou ou, até mesmo, outro cão. O comando “Fica” auxilia não apenas nos quesitos citados, mas também na limpeza da casa. Por exemplo, o cãozinho não deve transitar pelo chão molhado com produtos de limpeza, ele deve aguardar, pois pode ferir sua pata, ter alergia e escorregar.

No passeio, o comando fica é muito útil para aguardar o semáforo abrir para pedestres. A utilização deste comando é vasta e importante, mas, como ensiná-lo?

O primeiro passo é ter paciência. É difícil para os cães entenderem que para cumprirem o comando não precisam fazer nada, somente ficar parados.

Isso porque todos os outros comandos envolvem uma ação, e o “Fica” é somente permanecer no lugar. Então, se quem vai ensinar estiver com pressa ou nervoso, não vale a pena iniciar o treinamento.

 

Passo a passo

Com o cachorro parado por alguns segundos fale o “Fica” e não se movimente, fique próximo dele e recompense-o com um petisco caso ele fique. Aos poucos, aumente o tempo de permanência e, gradualmente, se afaste utilizando o comando. Por último, saia da visão do cão.

Esse processo não é rápido, demora alguns dias e depende da quantidade de repetições, do temperamento do cachorro e se ele é ou não ansioso, mas com paciência e dedicação o resultado é excelente.

Mesmo que você tenha conseguido um ótimo treinamento e tenha confiança no seu cão, não o deixe sem guia enquanto estiver na rua, algo pode despertar o interesse dele ou por algum motivo ele se assustar e sair da posição. Então, sempre o deixe acompanhado e em um ambiente controlado.

 

Boa sorte! 

 

DEPARTAMENTOS

LOJA PINHEIROS

(11) 3063-1245 / 3088-4609

LOJA JD. EUROPA

(11) 3814-4029 / 3032-0721


SEGURANÇA

NOSSO TELEFONE

(11) 3063-1245

FORMAS DE PAGAMENTO

Copyright 2017 Mercearia do Animal. Todos os direitos reservados.
 Mapa do Site | Plataforma eCShop - Plataforma de e-commerce definitiva!