Postada em 30/11/2017 às 09:52:15
Como ensinar seu pet a não pular nas visitas?
Por Malu Araújo, adestradora e franqueada da Cão Cidadão
Não pular nas visitas é uma reclamação bem comum dos tutores, principalmente daqueles que tem cães grandes e alegres, que querem receber as visitas com um abraço canino, como os Goldens Retrievers, os Labradores, os Boxers entre outros peludos animados.
Mas o que todos os tutores não percebem é que provavelmente foram eles mesmos que incentivaram e ensinaram esse comportamento aos seus pets, porque quando são filhotinhos, a maioria das pessoas não quer abaixar para cumprimentar os cães e acaba estimulando eles a pularem nas pernas para agradá-los em uma posição mais confortável, o que pode se tornar um comportamento contínuo, afinal, receberam carinho das pessoas ao pular!
Então, a primeira dica para tutores de cães filhotes: abaixem-se para cumprimentar o filhotinho, assim, ele entende que ganha atenção mantendo as quatro patas no chão.
Outra dica é não fazer uma festa enorme quando chegar em casa, deixando o cão muito excitado. Deve-se, inclusive, evitar falar fininho neste momento com ele, esperando a ansiedade diminuir.
Ensine seu cão a sentar e ficar, o “Senta” pode ser ensinado com um pedacinho de petisco na mão.
Leve a mão por cima da cabeça dele e para trás, assim ele acompanhará o petisco levantando a cabeça e automaticamente irá sentar. Repita a ação algumas vezes até ele aprender.
Quando seu cãozinho estiver melhor, comece a fazer o exercício com as visitas e só autorize que elas façam carinho nele quando estiverem com as quatro patas no chão. O carinho será uma ótima recompensa nesse exercício.
Caso precise de ajuda para minimizar os pulos do seu melhor amigo, busque um adestrador profissional.
Fique por dentro das novidades e promoções que preparamos semanalmente para você e seu pet