Postada em 23/01/2020 às 11:56:54
Quando você já tem gatos como parte de sua família, a introdução de um gato recém adotado pode parecer uma tarefa imensa e difícil. Nessas situações, a paciência é fundamental, uma vez que a transição pode levar várias semanas, mas, planejando-a com antecedência, você pode reduzir o estresse, permitir uma transição mais fácil e construir um relacionamento positivo entre seus companheiros felinos.
INTRODUZINDO UM NOVO GATO
*PASSO 1:
- Você deve isolar seu novo gato em um ambiente separado com sua própria comida, água, caixa de areia, arranhador, cama e brinquedos.
- Trazer itens familiares do local de adoção para o local separado, a fim de tornar este local reconfortante e “caseiro” para o seu novo gato.
- Se houver outros gatos em sua casa, este primeiro passo permite que os dois gatos se acostumem ao cheiro e aos sons do outro gato sem risco de confronto.
- Certifique-se de passar tempo suficiente com cada gato ou grupo de gatos individualmente.
- Mantenha a caixa de transporte aberta no ambiente em que o novo gato fica, para que seu gato tenha um lugar para se esconder e possa se familiarizar com a caixa para futuras visitas veterinárias. Quando você permite que seu gato tenha um lugar para se esconder e possa se familiarizar com a caixa de transporte, isso reduz o estresse e a dificuldade de colocar o seu gato na caixa quando precisar ir ao consultório veterinário ou a uma viagem.
*PASSO 2:
- Uma vez que todos os seus gatos em casa pareçam estar relaxados, comece gradualmente a mover os pratos de comida para mais perto da porta que os separa. Se qualquer estresse for notado, volte para a etapa em que estava confortável e trabalhe mais devagar.
- Você também pode usar um brinquedo para eles brincarem embaixo da porta quando estiverem calmos e curiosos. - Se os seus gatos estiverem calmos, comece trocando os panos/cobertores dos gatos para que um possa sentir o cheiro do outro.
- Lembre-se de recompensar todos os comportamentos calmos com petiscos próprios e elogios em voz baixa.
- Quando seus gatos estiverem confortáveis com a troca de cheiros, é hora de tentar uma interação breve e segura. Isso pode ser feito abrindo a fresta da porta para que ambos os gatos estejam seguros, mas possam começar a se ver.
- Se um gato chiar ou tentar atacar, feche a porta, e reinicie mais gradualmente.
- Às vezes pode ser útil distrair seus gatos com comida.
*PASSO 3:
- Quando tudo estiver indo bem com a troca de cheiros, coloque o seu novo gato dentro da caixa de transporte e permita que seu(s) outro(s) gato(s) explore(m) ao ver e cheirar seu novo gato mais de perto em um ambiente seguro, mas sempre supervisionando e afastando o novo gato em qualquer sinal de desconforto.
- Recompense comportamentos calmos com petiscos próprios e elogios em voz suave. Se notar qualquer sinal de estresse dos gatos, volte com o novo para o ambiente dele.
*PASSO 4:
- Se os seus gatos parecem confortáveis neste ambiente, o próximo passo é tentar colocá-los na mesma sala com supervisão direta. Inicie as apresentações por breves períodos para ajudar a tornar mais provável que essas experiências sejam positivas (reforço positivo com petiscos próprios). Lembre-se de ser paciente e voltar alguns passos, se necessário, e reintroduzi-lo gradualmente. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu veterinário.
- Uma vez que seus gatos tenham sido aclimatados com sucesso, lembre-se de que cada gato ainda precisa de seus próprios recursos, muitas vezes em locais diferentes, como comida, água, cama, arranhador e caixas de areia.
*PASSOS FINAIS:
- Ainda pode ser difícil aclimatar um gato em sua casa, mesmo se você não tiver outros gatos.
- À medida que seu novo companheiro felino se torna mais confortável, ele terá maior probabilidade de explorar e testar os limites do ambiente.
- Você deve sempre verificar se há riscos potenciais em sua casa, como plantas venenosas, cortinas, lareiras, objetos quebráveis, etc. Lembre-se, cada gato tem seu tempo para adaptação e não forçar a apresentação dos gatos é essencial para o bem-estar entre eles.
Fonte: catfriendly.com – American Association of Feline Practitioners.
Como a linha Feliway Classic pode ajudar?
A linha Feliway pode ajudar em diversas situações desafiadoras para os gatos, e a introdução de um gato no ambiente é desafiador tanto para o novo gato como para o gato residente. *Para introdução de um novo gato: É indicado colocar o Feliway Classic Difusor no local que o novo gato ficará e no local que o gato residente mais fica. Feliway Classic é o análogo sintético do odor facial felino (Fração F3) que ajuda a proporcionar conforto e bem-estar no ambiente, auxiliando na adaptação dos gatos. Caso necessário, em outros cômodos onde os animais possam frequentar, pode-se utilizar o Feliway Classic Spray como medida complementar.
Fique por dentro das novidades e promoções que preparamos semanalmente para você e seu pet