Postada em 07/01/2019 às 16:06:16
Seu pet está chacoalhando muito a cabeça, com vermelhidão nos ouvidos ou até mesmo chorando ao coçar as orelhas? Cuidado pode ser Otite.
Apesar da doença ser diagnosticada em humanos, é também uma causa frequente nas clínicas veterinárias, principalmente nos cães e gatos. Mas do que se trata a Otite? Ela é uma inflamação ou infecção no canal da orelha, que é constantemente encontrada nos ouvidos médios e externos.
A Otite pode ser causada por parasitas, como sarna, carrapatos, fungos e bactérias, corpos estranhos, como medicação ressecada, grama e cerume, excesso de umidade na região da orelhas e higiene inadequada.
Alguns dos sintomas mais visíveis e que devem ser levados em consideração, são: vermelhidão na região do ouvido, desconforto revelado com coceira frequente, esfregar o focinho do chão, a cabeça pendente para algum dos lados e chacoalhões na cabeça, odor desagradável e até mesmo a presença de secreção em tons amarelados.
O diagnóstico deve ser feito unicamente pelo médico veterinário, sendo realizado por meio de otoscopia e/ou citologia de cerúmen, e alguns casos podem requerer também outros exames de sangue e imagem.
A Otite em cães e gatos não é curada facilmente, e tem chance também de não se curar por completo, podendo facilmente voltar. Uma otite não curada corretamente pode causar alterações irreversíveis no canal auditivo do animal, causando estreitamento do canal, perfuração do tímpano e até mesmo encefalite, desta maneira é imprescindível o diagnóstico e o tratamento feito e orientado pelo médico veterinário.
Fique por dentro das novidades e promoções que preparamos semanalmente para você e seu pet